Saiba mais: menopausa precoce

1 – O que é a menopausa precoce?

Deixar de ter a menstruação antes do tempo, com uma diminuição da produção de estrogénios, a hormona responsável pela função reprodutora da mulher. Segundo definição medica, é considerada menopausa precoce quando acontece antes dos quarenta anos de idade.

No entanto, alguns especialistas defendem que esta definição é antiquada já que a idade normal da menopausa é entre os 45 e os 55 anos. Logo, se surgir dois anos antes mais cedo, aos 43 anos, já existem consequências importantes às quais se deve tomar atenção.

2 – Por que acontece?

A sua origem é, ainda, desconhecida. Uma infecção viral ou bacteriana, a radioterapia ou quimioterapia, podem destruir os ovários.

No entanto, já se sabe que a menopausa prematura tem um componente genético, porque tende a aparecer em famílias em que já existem três ou mais casos. São também conhecidas causas do tipo imunológico.

3 – É irreversível?

Embora na maioria das vezes seja irreversível, há casos de menopausa precoce transitória em mulheres na casa dos trinta anos, sem filhos, que deixam de ter menstruação e a quem é confirmada a menopausa precoce e, no entanto, ao fim de três a cinco anos voltam a ser menstruadas ou ficam grávidas.

4 – Quais são os sintomas mais habituais?

Os mesmos da menopausa natural, mas mais intensos, talvez pela fase em que acontecem, e com maiores efeito.

Esta situação justifica-se já que se trata de uma mulher mais jovem e psicologicamente despreparada que tem de assumir graves alterações consequentes da privação hormonal muito antes do que era suposto.

Além de que, na maioria das vezes, esta menopausa é provocada pela destruição ou bloqueio massivo da actividades dos ovários, pelo que as hormonas desaparecem rapidamente.

5 – Quando se deve ir ao médico?

Quando se deixa de ter a menstruação, muitas mulheres jovens pensam que estão grávidas porque se esqueceram de tomar o anticonceptivo. A sensação de afrontamento, só por si, não é indicativa de menopausa porque as grávidas também a podem ter.

O mais comum é ocorrer alteração menstrual e simultaneamente outros sintomas da menopausa. Quando estes sintomas surgem antes da idade prevista é recomendável consultar um especialista.

Sempre Feminina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo